Seu aparelho x tensão elétrica (Atenção)

EXISTE PROTEÇÃO entre a tomada de energia e seu eletrônico? Picos de tensão na rede elétrica são ocorrências normais, MAS se não tiver uma proteção adicional, um destes eventos pode queimar aquele seu aparelho mais importante. CUIDADO

Surtos de tensão na rede elétrica são ocorrências normais e acontecem a qualquer momento sem aviso prévio. Podem ser gerados por eventos naturais como raios mas também pelos mais diferentes equipamentos elétricos de característica autoindutiva como motores elétricos de elevadores, solda elétrica de serralheria, máquina de bater massa de padaria, motores elétricos industriais em geral que estando em funcionamento transformam a energia elétrica em energia mecânica, ou seja, em movimento cinético (giratório) e com isto produzem um campo eletromagnético com a sua parte móvel, o rotor. A partir do seu desligamento, parte da energia deste campo eletromagnético não se dissipa de imediato devido o rotor ainda movimentar-se por mais alguns segundos gerando assim, tensão que retorna para a rede. Apesar do seu tempo de duração ser muito curto (geralmente da ordem de micro segundos) a energia gerada pode ser suficiente para danificar elementos semicondutores sem a devida proteção.

Tais eventos na rede elétrica são conhecidos como picos de tensão, sobrecargas, subtensão, sobretensão e transientes. Este último, os transientes são um dos maiores causadores da queima de equipamentos eletrônicos.

Por conta disso torna-se recomendável melhorar a proteção principalmente daqueles eletrônicos de maior importância para você como seu computador, sua impressora, seu PDV, entre outros, agregando em suas entradas dispositivos de proteção contra surtos (DPS) como estabilizadores, filtros de linha ou no-break. Faça uma boa pesquisa caso decida utilizar um destes dispositivos conferindo especialmente aquele que possua internamente elementos necessários para perfazer a devida proteção. É bom saber que simples réguas com fusível podem não ajudar em nada se não tiverem os elementos principais para esta finalidade. Certifique-se bem antes de adquirir.

wikipedia (Motor Elétrico)

wikipedia (Autoindutância)

wikipedia (Campo eletromagnético)

wikipedia (Transiente) 

wikipedia (DPS)


No-Break

O famoso no-break (no Brasil) é uma fonte de alimentação ininterrupta, também conhecida pelo acrônimo UPS (sigla em inglês de uninterruptible power supply). Este dispositivo possui uma bateria selada, que fica sendo carregada enquanto a rede elétrica está funcionando corretamente. Essa bateria possui uma autonomia em geral não muito grande (algo entre 10 e 15 minutos, dependendo da quantidade de equipamentos utilizados e do modelo), tempo suficiente, no entanto para salvar os dados ou aguardar o início da operação de gerador.

Além de proteger os aparelhos em casos de quedas energia, serve para conter:

wikipedia (No-Break)


Estabilizador

Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes. Uma pequena margem de estabilizadores também possuem um filtro de linha interno.

wikipedia (Estabilizadores)

IFRS – Campus Ibirubá (Estabilizador de Tensão: Será que Realmente Protege?)

wikipedia (Transiente) 



Filtro de Linha

Filtro de linha é o nome que se dá, genericamente no Brasil, ao protetor contra surtos na linha da rede elétrica, em geral, destinado à proteção de computadores e eletrônicos.

Na última década, com o aumento do uso de controladores eletrônicos de potência (como no caso dos chuveiros elétricos com dimmers, por exemplo), aumentou muito a geração de ruído e a consequente poluição das linhas de distribuição de energia. Dessa forma, é cada vez mais necessário o uso de filtros de linha em equipamentos sensíveis.

Além da filtragem de transientes, é esperado que um bom filtro de linha atue também na proteção contra descargas elétricas. Essa proteção no filtro de linha é feita através do uso de componentes como varistores, fusíveis térmicos, dispersores, etc. Os MOVs (varistores) são os componentes principais de proteção. Sua função é direcionar os surtos de tensão para o aterramento. Em caso extremo, os varistores são destruídos, mas protegem o equipamento.

O principal problema com os filtros de linha nacionais é que a maioria dos que estão disponíveis no mercado não têm todos os componentes de filtragem necessários para uma boa filtragem de interferências, nem para a absorção/dissipação de surtos de tensão. Muitos são meras extensões.

wikipedia (Filtro de Linha)


Dispositivo DR

O Dispositivo DR (diferencial residual) tem como função desligar automaticamente o circuito elétrico ao detectar fugas de corrente de baixa intensidade, protegendo pessoas e animais contra choques elétricos, e também as edificações e seus equipamentos de avarias e até incêndios. O DR deve ser instalado nos quadros de distribuição em série com os disjuntores de proteção.

Revista O Setor Elétrico


Dispositivo DPS

DPS (Dispositivo Protetor contra Surtos) tem uma função diferente na instalação: detectar a ocorrência de sobretensões transitórias de curta duração na rede elétrica e desviar as correntes de surto para a terra. As sobretensões circulam por três caminhos distintos: rede elétrica, linha telefônica e circuito de antena de TV. Por isso a importância da proteção nas três entradas.

Revista O Setor Elétrico


É um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobrecarga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.

Steck